Pular para o conteúdo principal

Qual a Marca de uma boa Amizade?


“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.”

Pv. 18:24
           
No mundo em vivemos, onde as pessoas querem sempre se dar bem, custe o que custar; esta cada vez mais difícil vermos boas amizades, ainda mais amizades que venham nos fortalecer no Senhor Jesus!
Como você escolhe suas amizades? Que critérios tens usado? Preferes as amizades de cristãos ou não-cristãos?
Na Bíblia podemos verificar alguns exemplos de boas amizades, que nos fazem refletir se estamos tendo bons relacionamentos na igreja, trabalho, vizinhos, família etc..
Verificamos no livro de Rute, que a sua caminhada foi baseada em uma boa amizade, que lhe trouxe grandes marcas para sua vida social e espiritual. O tema boa amizade com estabilidade e compromisso foi edificado entre Rute e Noemi. (Rt. 1:1,4)
A amizade entre Rute e Noemi não tinha quase nada para dar certo. Elas eram nora e sogra além de virem de gerações, cultura e religiões diferentes. Ambas estavam desgastadas e abatidas pela tragédia. Ainda assim, fortes laços as mantinham unidas; laços de uma boa amizade, sem interesse de ser da bem ou de levar vantagens através dessa convivência.
Mesmo depois de passada a dor maior da perda, Rute e Noemi continuaram comprometidas uma com a outra. As marcas dessa amizade foram tão latentes que Rute foi capaz de reconhecer o verdadeiro Deus que Noemi servia. Noemi conseguiu influenciar a amiga Rute a mudar seus hábitos e principalmente ter Jesus como seu salvador e se integrar em sua cultura. A amizade delas tornou-se bem conhecida na comunidade.
Essa amizade rendeu a Rute e Noemi bons frutos. Rute casou-se com Boaz, um homem bem sucedido e que conhecia a Senhor Jesus. Ele reconheceu a boa amizade das duas: nora e sogra. Boaz disse: “Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte do marido.” (Rt. 2:11)
Os vizinhos de Noemi destacaram: “tua nora que te ama (...) te é melhor do que sete filhos.” (Rt. 4:15)
A lealdade é a principal marca da amizade. Um amigo é aquele que passou tanto os momentos difíceis como os divertidos com você, e permanece do seu lado quando precisar dele. Algumas pessoas de dizem amigos, mas quando têm que dar ao invés de receber, se afasta.
Com isso reconhecemos que para se ter uma boa amizade exige trabalho, tempo, perseverança e, às vezes sacrifícios. Mas para algumas amizades vale a pena o sacrifício. Por isso saiba escolher seus amigos, mesmo quando nos decepcionamos com algo ou alguém, não desista de encontra e ter uma boa amizade. Diferenças irão existir, pois não somos iguais, mas à medida que você supera suas diferenças para com a outra pessoa, verá seu próprio caráter sendo aperfeiçoado. Deus pode aperfeiçoar uma através e usar esse processo para que ambos se tornem mais parecidos com Ele.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa