Pular para o conteúdo principal

Babalorixá afirma que o crescimento das igrejas neopentecostais motivou escolha de um papa latino americano

Comentando sobre a escolha de um latino americano como o novo Papa, o candomblecista e babalorixá Sérgio Pina de Oxóssi afirmou que o fato do argentino Jorge Mario Bergoglio, que adotará o nome de Francisco, ter sido eleito como novo líder máximo da igreja católica tem relação direta com o crescimento das igrejas neopentecostais na América Latina.
- Sobre esse aspecto, eu não considero que tenha sido a toa a escolha de um papa argentino, um latino-americano, justamente o continente onde os pentecostais estão crescendo mais e, de certa forma, abalando as estruturas da Igreja Católica – afirmou o religioso, segundo a Agência Brasil.
- Para nós, candomblecistas, é plausível essa reorganização das religiões e, em particular, da Igreja Católica. Isso é bom para todos nós e não só para os católicos – completou.
Pina disse também que as denúncias de pedofilia envolvendo membros da Igreja Católica e a resistência do Vaticano a mudanças são grandes motivadores para queda no número de católicos no Brasil, e afirmou que a antecipação da escolha do sucessor do papa Bento XVI está diretamente ligada à Jornada Mundial da Juventude, que ocorre este ano no Rio de Janeiro.
- Eu acredito que há toda uma possibilidade de que essas mudanças tenham início exatamente aqui no Brasil por ocasião do encontro da juventude – afirmou o babalorixá, que disse ainda que o crescimento das igrejas neopentecostais influenciou também a renúncia do papa Bento XVI.
- Na minha opinião, a renúncia do papa não ocorreu pelos motivos que foram divulgados. Ela faz parte de um processo maior, passa pelos problemas e denúncias enfrentadas por integrantes da igreja, mas também pela necessidade de se reformular alguns dos dogmas que a norteiam. Essa reformulação está diretamente ligada ao crescimento dos pentecostais no continente [latino-americano], em particular no Brasil, o que de certa forma vem abalando as estruturas da Igreja Católica – concluiu.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa