Pular para o conteúdo principal

Fantástico credita gesto do papa Francisco de lavar pés de fiéis a santo católico ao invés de Jesus e vira alvo de protestos


No último domingo, 17 de março, o programa Fantástico apresentou diversas matérias sobre o papa Francisco, incluindo a origem humilde do cardeal Jorge Mario Bergoglio e também, referências sobre São Francisco de Assis, inspiração para o nome adotado pelo pontífice.
Entretanto, uma das matérias apresentadas cometeu uma gafe ao dizer que Bergoglio lavava os pés dos fiéis e os beijava inspirado em São Francisco de Assis. A matéria, assinada pelo jornalista Felipe Santana, transformou-se imediatamente alvo de protestos de evangélicos e católicos nas redes sociais.
O texto narrado pelo repórter dizia que “na Páscoa, Bergoglio lavava os pés dos fiéis e depois os beijava, um ato inspirado em São Francisco de Assis”. No Twitter, os usuários se queixaram abertamente sobre o deslize: “O Fantástico falando que o Papa lavar pés foi inspirado em São Francisco de Assis. Só faltou falar que quem escreveu 1Co 13 foi Renato Russo”, escreveuAriovaldo Jr., colunista do Gospel+ e pastor da Igreja Manifesto.
“O Fantástico acaba de dizer que o lava-pés foi inspirado em São Francisco de Assis! Parabéns, Rede Globo. Já ouviram falar em Jesus Cristo?”, questionou Vagner de Cássio. A manifestação foi replicada por William Pereira: “Jornalistas da Globo, quando fizerem uma matéria religiosa pesquisem e vejam a Bíblia… O lava pés é um ato que foi realizado pelo próprio Jesus”, escreveu.
Assim que detectaram o erro, os apresentadores do programa fizeram questão de mencionar os protestos dos telespectadores e ponderaram sobre o fato: “Agora há pouco mostramos imagens antigas do papa, onde ele aparece beijando os pés dos fiéis e dizemos que o gesto foi inspirado em São Francisco de Assis”, introduziu Zeca Camargo. Sua colega de função, Renata Ceribelli, fez o mea culpa: “Muitos telespectadores entraram em contato com a gente para dizer que o gesto foi inspirado em Jesus, que beijou os pés dos discípulos. Claro, mas na verdade, a reportagem quis dizer que o gesto do papa foi inspirado na humildade de São Francisco, que segundo a tradição beijava inclusive doentes de lepra”, observou.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa