Pular para o conteúdo principal

Morre Hugo Chávez, vítima de câncer; Presidente venezuelano havia pedido saúde a Deus “para continuar sua missão na terra”


O presidente reeleito da Venezuela, Hugo Chávez, faleceu na tarde desta terça-feira, 05 de março de 2013, em decorrência de complicações de seu estado de saúde, já fragilizado pela luta contra o câncer.
Reeleito em outubro de 2012, Chávez não chegou a tomar posse para o novo mandato, devido à necessidade de manter o tratamento, que era realizado em Cuba, por escolha do próprio presidente.
Desde o surgimento de sua doença, Chávez passou a fazer declarações de fé publicamente, dizendo acreditar que a cura divina poderia ajudá-lo a superar o câncer.
Em maio de 2012, antes de sua viagem para Cuba, Hugo Chávez disse que o câncer havia causado uma aproximação dele com Deus, e demonstrou fé: “Tenho certeza que nosso Cristo, continua fazendo milagre”.
Embora tenha chegado anunciar sua cura da doença, as palavras de Chávez nunca foram ricas em detalhes sobre seu real estado de saúde. Já durante as eleições presidenciais do ano passado, o presidente dava sinais de que estava fragilizado, e no anúncio de sua vitória, desejou forças para assumir o novo mandato: “Peço a Deus que me dê saúde para seguir fazendo mais e melhor pelo povo venezuelano”, declarou, antes de agradecer pela vitória: “Foi realmente, como vínhamos dizendo nos últimos meses, uma batalha perfeita, democrática. Graças a Deus e à consciência de nosso povo, não houve nenhum acontecimento hoje para lamentar”.
Em dezembro, anunciou que deveria passar por novas cirurgias, cogitando, desde então, não assumir o novo mandato.
O anúncio de sua morte foi feito pelo vice-presidente, Nicolas Maduro, que vinha ocupando o posto de Chávez durante sua licença. Novas eleições presidenciais deverão ocorrer em trinta dias, e a tendência é que o próprio Maduro enfrente Henrique Capriles, candidato derrotado em outubro, mas que foi o opositor que mais perto chegou de desbancar Chávez do poder.
A história de Hugo Chávez na Venezuela inclui a tentativa de um golpe de estado em 1992, quando era militar, e que resultou em sua prisão. Anos depois, em 1999, foi eleito presidente do país e promoveu mudanças constitucionais, que permitiram sua reeleição indefinidamente.
No Brasil, a presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias e afirmou que apesar de o governo brasileiro “em muitas ocasiões não concordar integralmente com o presidente Hugo Chávez”, reconhecia nele “uma grande liderança e, sobretudo, um amigo” do país, segundo o G1.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa