Pular para o conteúdo principal

Papa Francisco vai lavar os pés de detentos em missa pré-Páscoa realizada em centro de detenção


Na próxima quinta feira o papa Francisco vai celebrar a tradicional missa com lavagem de pés, que antecede a Páscoa, em um centro de detenção juvenil em Roma, chamado Casal del Marmo. A decisão do novo papa quebra o tradicional molde da missa pré-Páscoa, que normalmente é realizada na Basílica de São Pedro ou na Igreja de São João de Latrão, que é a igreja do Papa na sua qualidade de bispo de Roma.
O papa, que já está sendo chamado de “o papa imprevisível”, por causa da sua espontaneidade, vai lavar e beijar os pés de 12 presos durante a missa, em um gesto que comemora humildade de Jesus para com seus discípulos, antes da Última Ceia, na noite antes de ser crucificado.
Comentando sobre a decisão, o Vaticano ressaltou que o papa (hoje emérito) Bento 16 realizou missa semelhante em 2007, no mesmo centro de detenção, e ressaltou que a missa visa celebrar a humildade.
- Com esta celebração no Casal de Marmo, o papa Francisco dará continuidade a esse costume, caraterizado por seu contexto de humildade – afirmou o Vaticano em um comunicado sobre o papa, que instou a Igreja Católica a se aproximar das pessoas comuns, especialmente os mais pobres e desprovidos.
De acordo com o jornal inglês The Telegraph, a decisão foi uma surpresa para as autoridades do Vaticano, mas é muito de acordo com o seu passado na Argentina, onde ele já lavou os pés de doentes de AIDS e se reuniu com prostitutas de rua.
No sábado, Francisco terá seu primeiro encontro com o seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI. O novo papa será levado de helicóptero ao Castel Gandolfo, nas colinas ao sul de Roma onde, ambos vestindo as vestes brancas do papado, irão sentar-se para uma reunião e depois almoçar juntos, antes de Francisco voar de volta para o Vaticano.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Banda Catedral anuncia última turnê e o seu fim

Em vídeo, os integrantes da banda, Kim, Júlio Cézar e Guilherme Morgado anunciam que o CD e DVD dos 25 anos da banda será o último trabalho. 

Nesta sexta-feira, 22 de maio, os integrantes da Banda Catedral anunciaram em vídeo, que, a gravação do Cd e DVD em comemoração aos 25 anos da banda, que será gravado em Belém (PA) e em Recife (PE), será o seu último trabalho.

O último trabalho em vídeo que vai celebrar os 25 anos de carreira da banda, recebeu o nome de “Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos”.

“Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos” será o quarto trabalho ao vivo do Catedral em DVD. Os outros títulos já lançados são “Catedral 10 Anos Ao Vivo”, “Acima do Nível do Mar - 15 Anos” e “Catedral 20 Anos de Estrada Ao Vivo”. Além desses DVDs, a banda tem outro título, “Mais que Amigos = Irmãos”, em parceria com a banda Novo Som.

Catedral é uma banda brasileira de rock cristão, formada no Rio de Janeiro em 1988, conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã positiva e popula…