Pular para o conteúdo principal

Papa Francisco vai lavar os pés de detentos em missa pré-Páscoa realizada em centro de detenção


Na próxima quinta feira o papa Francisco vai celebrar a tradicional missa com lavagem de pés, que antecede a Páscoa, em um centro de detenção juvenil em Roma, chamado Casal del Marmo. A decisão do novo papa quebra o tradicional molde da missa pré-Páscoa, que normalmente é realizada na Basílica de São Pedro ou na Igreja de São João de Latrão, que é a igreja do Papa na sua qualidade de bispo de Roma.
O papa, que já está sendo chamado de “o papa imprevisível”, por causa da sua espontaneidade, vai lavar e beijar os pés de 12 presos durante a missa, em um gesto que comemora humildade de Jesus para com seus discípulos, antes da Última Ceia, na noite antes de ser crucificado.
Comentando sobre a decisão, o Vaticano ressaltou que o papa (hoje emérito) Bento 16 realizou missa semelhante em 2007, no mesmo centro de detenção, e ressaltou que a missa visa celebrar a humildade.
- Com esta celebração no Casal de Marmo, o papa Francisco dará continuidade a esse costume, caraterizado por seu contexto de humildade – afirmou o Vaticano em um comunicado sobre o papa, que instou a Igreja Católica a se aproximar das pessoas comuns, especialmente os mais pobres e desprovidos.
De acordo com o jornal inglês The Telegraph, a decisão foi uma surpresa para as autoridades do Vaticano, mas é muito de acordo com o seu passado na Argentina, onde ele já lavou os pés de doentes de AIDS e se reuniu com prostitutas de rua.
No sábado, Francisco terá seu primeiro encontro com o seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI. O novo papa será levado de helicóptero ao Castel Gandolfo, nas colinas ao sul de Roma onde, ambos vestindo as vestes brancas do papado, irão sentar-se para uma reunião e depois almoçar juntos, antes de Francisco voar de volta para o Vaticano.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa