Pular para o conteúdo principal

Semana Estadual de Enfrentamento à Violência inicia neste dia 13 em RR

Ação é contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Programação do Comitê Estadual será realizada até dia 18 de maio.


A programação da Semana Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes inicia nesta segunda-feira (13) e segue até 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Em Boa Vista e também no município de Mucajaí a programação realizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual e Tráfico para Fins Sexuais de Crianças e Adolescentes no Estado de Roraima contará com palestras e ações simultâneas durante a semana.
Neste dia 13 é realizado no auditório do Sesi, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, o Seminário Intersetorial de Avaliação. Com foco na divulgação do Disque Denúncia 100, ocorre pela manhã uma "pixação" nos carros dos servidores das entidades membros do Comitê Estadual e palestra na escola municipal Frei Artur.
No dia 15, a partir das 10h, será desenvolvida na escola municipal Martinha Thury Vieira a palestra "Trabalhar a Prevenção contra o Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes". A ideia é sensibilizar o público alvo para a seriedade da problemática. O mesmo tema será discutido no dia 16, a partir das 15h, na escola municipal Francisco Souza Bríglia.
A palestra também será ministrada no dia 17 na escola municipal Glemíria Gonzaga de Andrade, às 10h10, e no prédio do Serviço de Enfrentamento à Violência (Creas/SEV), às 16h. Na mesma data ocorrerá uma mobilização de enfrentamento a violência sexual na Praça Germano Sampaio, das 16h às 18h.
Na manhã de sábado, dia 18, o Comitê Estadual realiza ações contra exploração sexual de crianças e adolescentes nas feiras livres do São Francisco, Produtor e Passarão. Serão distribuídos panfletos de divulgação da campanha. Os feirantes, comerciantes, empregados e compradores são o público-alvo.
Sobre a data
O dia 18 de maio foi a data escolhida pelo Comitê Nacional como marco referencial de mobilização de massa na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, por ser uma lembrança do caso ocorrido com a menina brasileira Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos de idade, que foi sequestrada em 18 de maio de 1973, após ser drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.

O evento ocorre em consonância com as diretrizes contidas no Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, aprovado no ano de 2000, pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que reuniu em Brasília cerca de duas mil pessoas, em março comemorativo aos 10 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Tribunal de Justiça
No Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) haverá mobilização voltada para o público interno (magistrados e servidores) sobre a importância do tema. Com divulgação no site e fixação de cartazes em todas as unidades do órgão.

Fonte:G1 Roraima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa