Pular para o conteúdo principal

Cristotecas: Católicos aderem a baladas com músicas religiosas

As festas surgiram em 2003, mas ganharam proporções maiores em 2011 quando alguns DJs católicos se uniram.

Se balada gospel causa muita polêmica entre os evangélicos, entre os católicos carismáticos não há controvérsias, pois os eventos batizados como “cristotecas” ou “baladas santas” são cada vez mais comuns entre os fiéis das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Uma reportagem da agência EFE fala um pouco sobre essas festas que misturam música eletrônica com a catequese atraindo os jovens da periferia e assim se tornando um espaço para evangelização.
O DJ Vitor Sales é um dos responsáveis por essas baladas e avisa que a igreja tem ciência do poder que a música possui para entrar no coração das pessoas. “A gente sabe que a música tem um poder muito grande de entrar no coração e quando essa música tem como objetivo anunciar uma boa notícia, que é a palavra de Deus, não temos dúvida de que será eficaz na vida do jovem”, disse ele.
Sales foi entrevistado pela agência durante uma balada santa que aconteceu no salão em anexo à Igreja de Santa Bárbara, no Vigário Geral, no Rio. Antes de subir ao palco ele rezou, se benzeu e fez questão de manter a Bíblia em uma das mãos. “A partir de agora o céu vai se abrir e o inferno vai tremer”, disse assim que segurou o microfone.
O público daquele evento era formado quase que exclusivamente por adolescentes, a reportagem apontou que pelo menos 100 jovens acompanharam a festa que não teve bebidas alcoólicas, drogas e nem estímulos sexuais.
Pode parecer algo novo entre os católicos, mas o DJ assegura que estas festas começaram por volta de 2003 através de uma iniciativa do Padre DJ Zeton que na época foi chamado de “ousado” pelos mais tradicionais. “Eu conheci a ‘cristoteca’ em um retiro espiritual em São Paulo. Fiquei encantado porque ouvi um DJ tocar música católica e disse: caramba, isso é na minha Igreja, então é possível!”, disse Sales.
Mas apenas em 2011 o evento ganhou proporções maiores quando os DJs católicos se uniram para criar um grupo dentro do episcopado brasileiro. Hoje são cerca de 78 DJs cadastrados, quase metade deles estão no Rio de Janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Catedral anuncia última turnê e o seu fim

Em vídeo, os integrantes da banda, Kim, Júlio Cézar e Guilherme Morgado anunciam que o CD e DVD dos 25 anos da banda será o último trabalho. 

Nesta sexta-feira, 22 de maio, os integrantes da Banda Catedral anunciaram em vídeo, que, a gravação do Cd e DVD em comemoração aos 25 anos da banda, que será gravado em Belém (PA) e em Recife (PE), será o seu último trabalho.

O último trabalho em vídeo que vai celebrar os 25 anos de carreira da banda, recebeu o nome de “Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos”.

“Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos” será o quarto trabalho ao vivo do Catedral em DVD. Os outros títulos já lançados são “Catedral 10 Anos Ao Vivo”, “Acima do Nível do Mar - 15 Anos” e “Catedral 20 Anos de Estrada Ao Vivo”. Além desses DVDs, a banda tem outro título, “Mais que Amigos = Irmãos”, em parceria com a banda Novo Som.

Catedral é uma banda brasileira de rock cristão, formada no Rio de Janeiro em 1988, conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã positiva e popula…

Mensagem do Pr. Clodoaldo

Ouça mais uma mensagem abençoada por Deus através do nosso querido Pr. Clodoaldo, esta mensagem foi entregue dia 05/07/2015 no culto de Santa Ceia no Templo Sede da IEADN.

Seja abençoado em nome de Jesus.













Biografia - Pr. Clodoaldo Alves da Costa

Nascido em 31 de dezembro de 1952 na cidade de Benedito do Rio Preto-MA, filho de dona Maria Alves da Costa e seu Pedro Florêncio Borges, aos 17 anos migrou para o estado do Pará em 1974, onde passou a morar em Itaituba e Santarém e em 05/02/75 aceitou a Cristo Jesus como seu salvador e em maio do mesmo ano foi selado com o Santo Espirito da promessa e em 31/08/75 foi batizado em águas no Rio Tapajós, no ano seguinte foi apresentado como auxiliar do trabalho pelo Pr. Eliezer pastor presidente da igreja, começava ai toda uma trajetória dedicada a Deus. No mesmo ano foi indicado para ajudar o irmão João Gomes na Vila de São Luís do Tapajós e em 1977 retornou para Itaituba para desenvolver um trabalho com mocidade e escola bíblica dominical e em 1978 nosso pastor foi enviado para o Instituto Bíblico Amazônico em Belém, uma escola em regime de internato, ali começou a sua preparação educacional e psicológica para o Santo Ministério, ali passou 3 anos em tempo integral . No final de 1980 no…