Pular para o conteúdo principal

Tenha Sempre Um "Plano B"

Por Rick Boxx

 
Tempos atrás um de meus amigos empresários contratou um grande provedor de software para instalar um novo sistema em sua empresa. Baseado nas promessas do vendedor, seu porte e história, meu amigo recebeu a garantia de que, com um investimento de US$ 250 mil e seis meses de implementação, sua empresa operaria com mais eficiência.
 
Como meu amigo é experiente e sábio para saber que imprevistos podem acontecer - e acontecem com frequência! - sobretudo, ao operar sistemas novos, em lugar de presumir que tudo se processaria suavemente e sem embaraços, ele se preparou para o pior. Não que estivesse sendo pessimista, mas sim realista, como afirma a Lei de Murphy: “Se alguma coisa pode dar errado, dará”. 
 
Meses depois ele descobriu que o cronograma de seis meses não seria cumprido. O vendedor teve que admitir que estavam no mínimo a um ano de uma implementação razoável. Como ele tinha optado, como "Plano B”, continuar operando com o sistema existente, até que o novo provasse ser tão eficiente quanto lhe fora prometido, uma crise potencial foi evitada, porque ele tinha um plano contingencial. 
 
Outro amigo aprendeu de maneira diferente quando foi Diretor Assistente de um jornal. Trabalhando com a primeira página, num sábado pela manhã, ele se alarmou quando notícias de última hora de repente viraram seu planejamento de cabeça para baixo. Felizmente o Editor Administrativo deu uma passada para ver como as coisas estavam e o auxiliou, possibilitando que o jornal fosse a tempo para impressão. Acostumado a esperar pelo inesperado, o executivo sênior do jornal aconselhou meu amigo: “Sempre tenha um Plano B”. 
 
No caso do amigo empresário, o “inesperado” foi que o vendedor prometeu algo que ele poderia cumprir. Mesmo que a garantia fosse razoável, sempre havia a possibilidade de algum obstáculo interferir no prazo. 
 
A Bíblia aconselha cuidado ao planejar e preparar-se para o futuro. Provérbios 14.15 ensina: “A pessoa simples acredita em tudo, mas quem tem juízo está sempre prevenido”.  
 
Outra passagem também se refere à importância de antecipar mudanças súbitas: “Não construa a sua casa, nem forme o seu lar até que as suas plantações estejam prontas e você esteja certo de que pode ganhar a vida” (Provérbios 24.27). Em outras palavras, assegure-se de ter provisões a longo prazo, seja para sua empresa ou para seu lar, e depois se concentre em prioridades menores. 
 
Meu amigo empresário compreendeu que, embora o novo software pudesse resultar em melhorias significativas, era essencial que não houvesse interrupção na produtividade de sua empresa, até que ele estivesse operando.   
 
Ter um "Plano B” pode impedir que as coisas andem para trás desnecessariamente.
 
** Texto retirado do grupo Maná da Segunda, distribuído no dia 29 de julho de 2013. "https://soundcloud.com/cbmcbrasil"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa