Pular para o conteúdo principal

Doutrina torna evangélicos “mais criativos” que católicos e judeus, dizem pesquisadores

Uma pesquisa com homens de diferentes religiões detectou que evangélicos são mais criativos que judeus e católicos, e o motivo disso seria as doutrinas impostas aos fiéis.
Pesquisadores da Universidade de Illinois estudavam a tese de que pessoas que suprimem emoções em questões como sexo e raiva são mais criativas que as pessoas mais abertas e extrovertidas nestes assuntos.
O estudo consistia em sugerir aos participantes da pesquisa em reprimissem seus desejos sexuais e sentimentos de raiva por um tempo, e depois, criassem uma escultura e um poema, de tema livre. O resultado final foi que os evangélicos conseguiram ser mais criativos no desafio, do que os homens de outros grupos religiosos.
Como conclusão, os pesquisadores Emily Kim, Veronika Zeppenfeld e Dov Cohen afirmaram que a doutrina evangélica leva as pessoas a administrarem melhor suas emoções reprimidas do que as demais declarações de fé.
A tese do estudo surgiu a partir da publicação de um projeto de Sigmund Freud e Max Weber, nos anos 1920. O experimento da dupla testava a relação entre QIs altos, criatividade e religião. De acordo com o Daily Mail, Freud e Weber entrevistaram os participantes na infância, e repetiram as entrevistas décadas depois.
“Os evangélicos produzem trabalhos artísticos mais criativos (esculturas, poemas, colagens, desenhos), quando foram preparados com palavras relacionadas com a autocondenação ou forçados a reprimir sua raiva”, resume o relatório do estudo. “Tanto o judaísmo quanto o catolicismo tem instituições formais e rituais claros que permitem a uma pessoa expiar os pecados e arrepender-se de cada um”, observa o documento, explicando o motivo de lidarem de forma pragmática com a culpa.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Banda Catedral anuncia última turnê e o seu fim

Em vídeo, os integrantes da banda, Kim, Júlio Cézar e Guilherme Morgado anunciam que o CD e DVD dos 25 anos da banda será o último trabalho. 

Nesta sexta-feira, 22 de maio, os integrantes da Banda Catedral anunciaram em vídeo, que, a gravação do Cd e DVD em comemoração aos 25 anos da banda, que será gravado em Belém (PA) e em Recife (PE), será o seu último trabalho.

O último trabalho em vídeo que vai celebrar os 25 anos de carreira da banda, recebeu o nome de “Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos”.

“Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos” será o quarto trabalho ao vivo do Catedral em DVD. Os outros títulos já lançados são “Catedral 10 Anos Ao Vivo”, “Acima do Nível do Mar - 15 Anos” e “Catedral 20 Anos de Estrada Ao Vivo”. Além desses DVDs, a banda tem outro título, “Mais que Amigos = Irmãos”, em parceria com a banda Novo Som.

Catedral é uma banda brasileira de rock cristão, formada no Rio de Janeiro em 1988, conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã positiva e popula…