Pular para o conteúdo principal

Doutrina torna evangélicos “mais criativos” que católicos e judeus, dizem pesquisadores

Uma pesquisa com homens de diferentes religiões detectou que evangélicos são mais criativos que judeus e católicos, e o motivo disso seria as doutrinas impostas aos fiéis.
Pesquisadores da Universidade de Illinois estudavam a tese de que pessoas que suprimem emoções em questões como sexo e raiva são mais criativas que as pessoas mais abertas e extrovertidas nestes assuntos.
O estudo consistia em sugerir aos participantes da pesquisa em reprimissem seus desejos sexuais e sentimentos de raiva por um tempo, e depois, criassem uma escultura e um poema, de tema livre. O resultado final foi que os evangélicos conseguiram ser mais criativos no desafio, do que os homens de outros grupos religiosos.
Como conclusão, os pesquisadores Emily Kim, Veronika Zeppenfeld e Dov Cohen afirmaram que a doutrina evangélica leva as pessoas a administrarem melhor suas emoções reprimidas do que as demais declarações de fé.
A tese do estudo surgiu a partir da publicação de um projeto de Sigmund Freud e Max Weber, nos anos 1920. O experimento da dupla testava a relação entre QIs altos, criatividade e religião. De acordo com o Daily Mail, Freud e Weber entrevistaram os participantes na infância, e repetiram as entrevistas décadas depois.
“Os evangélicos produzem trabalhos artísticos mais criativos (esculturas, poemas, colagens, desenhos), quando foram preparados com palavras relacionadas com a autocondenação ou forçados a reprimir sua raiva”, resume o relatório do estudo. “Tanto o judaísmo quanto o catolicismo tem instituições formais e rituais claros que permitem a uma pessoa expiar os pecados e arrepender-se de cada um”, observa o documento, explicando o motivo de lidarem de forma pragmática com a culpa.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa