Pular para o conteúdo principal

Pesquisa mostra que a confiança na igreja foi a que menos caiu depois dos protestos que pararam o país

Uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que após os protestos que se espalharam por todo o país em junho, as principais instituições do país perderam boa parte da confiança dos brasileiros. A pesquisa, Índice de Confiança Social, é feita anualmente pelo Ibope, desde 2009, e sua edição de 2013 foi divulgada nesta quinta-feira.
Essa edição da pesquisa mostrou uma queda geral da credibilidade das instituições, sendo que a presidente da República foi a que mais perdeu credibilidade: três vezes mais do que o resto. Em contrapartida, a igreja foi a instituição que menos perdeu sua credibilidade.
De acordo com o Estadão, desde os bombeiros até os partidos políticos, igrejas e sindicatos, todas as instituições se tornaram menos confiáveis para a população – inclusive os meios de comunicação, governo federal, prefeituras, Congresso e Judiciário.
- É uma crise generalizada de credibilidade. Está refletindo o momento do país, os protestos de rua. Já havia uma queda leve nos anos anteriores, mas agora a perda de confiança se acentuou – comentou a CEO do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari.
Com a maior queda de confiança entre as instituições pesquisadas, a presidência da república teve uma queda de credibilidade de 33%. Estre as instituições com maior queda de confiança estão também o sistema público de saúde, com uma queda de 24%, o Governo Federal, com 23%, o Congresso Nacional, com 19%, e os sindicados, com uma queda de 16%.
As igrejas foram as instituições menos afetadas pela queda de confiança, ao lado dos bombeiros, com uma queda de confiança de 7%. Em 2010, com Lula no cargo, a Presidência era a 3º instituição mais confiável, atrás apenas dos bombeiros e das igrejas, que ainda se mantém entre as instituições mais confiáveis.
Veja o infográfico feito pelo Ibope com um resumo da pesquisa:
confiança-social-igreja-instituições
Por Dan Martins, para o Gospel+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Banda Catedral anuncia última turnê e o seu fim

Em vídeo, os integrantes da banda, Kim, Júlio Cézar e Guilherme Morgado anunciam que o CD e DVD dos 25 anos da banda será o último trabalho. 

Nesta sexta-feira, 22 de maio, os integrantes da Banda Catedral anunciaram em vídeo, que, a gravação do Cd e DVD em comemoração aos 25 anos da banda, que será gravado em Belém (PA) e em Recife (PE), será o seu último trabalho.

O último trabalho em vídeo que vai celebrar os 25 anos de carreira da banda, recebeu o nome de “Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos”.

“Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos” será o quarto trabalho ao vivo do Catedral em DVD. Os outros títulos já lançados são “Catedral 10 Anos Ao Vivo”, “Acima do Nível do Mar - 15 Anos” e “Catedral 20 Anos de Estrada Ao Vivo”. Além desses DVDs, a banda tem outro título, “Mais que Amigos = Irmãos”, em parceria com a banda Novo Som.

Catedral é uma banda brasileira de rock cristão, formada no Rio de Janeiro em 1988, conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã positiva e popula…