Pular para o conteúdo principal

Pesquisa mostra que a confiança na igreja foi a que menos caiu depois dos protestos que pararam o país

Uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que após os protestos que se espalharam por todo o país em junho, as principais instituições do país perderam boa parte da confiança dos brasileiros. A pesquisa, Índice de Confiança Social, é feita anualmente pelo Ibope, desde 2009, e sua edição de 2013 foi divulgada nesta quinta-feira.
Essa edição da pesquisa mostrou uma queda geral da credibilidade das instituições, sendo que a presidente da República foi a que mais perdeu credibilidade: três vezes mais do que o resto. Em contrapartida, a igreja foi a instituição que menos perdeu sua credibilidade.
De acordo com o Estadão, desde os bombeiros até os partidos políticos, igrejas e sindicatos, todas as instituições se tornaram menos confiáveis para a população – inclusive os meios de comunicação, governo federal, prefeituras, Congresso e Judiciário.
- É uma crise generalizada de credibilidade. Está refletindo o momento do país, os protestos de rua. Já havia uma queda leve nos anos anteriores, mas agora a perda de confiança se acentuou – comentou a CEO do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari.
Com a maior queda de confiança entre as instituições pesquisadas, a presidência da república teve uma queda de credibilidade de 33%. Estre as instituições com maior queda de confiança estão também o sistema público de saúde, com uma queda de 24%, o Governo Federal, com 23%, o Congresso Nacional, com 19%, e os sindicados, com uma queda de 16%.
As igrejas foram as instituições menos afetadas pela queda de confiança, ao lado dos bombeiros, com uma queda de confiança de 7%. Em 2010, com Lula no cargo, a Presidência era a 3º instituição mais confiável, atrás apenas dos bombeiros e das igrejas, que ainda se mantém entre as instituições mais confiáveis.
Veja o infográfico feito pelo Ibope com um resumo da pesquisa:
confiança-social-igreja-instituições
Por Dan Martins, para o Gospel+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa