Pular para o conteúdo principal

Documentos revelam que o bispo Edir Macedo e a Igreja Universal eram monitorados pela Polícia Federal no governo Sarney

Durante o governo de José Sarney (1985-90), a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e seu líder, Edir Macedo foram monitorados pela Polícia Federal e pelo extinto Serviço Nacional de Informações em uma investigação que teve como objetivo descobrir a origem do apoio financeiro da igreja e tentar identificar os “testas de ferro” da organização que adquiriam emissoras de rádio e televisão.
Os relatórios, desclassificados recentemente pelo Arquivo Nacional na esteira da Lei de Acesso à Informação, mostram que a investigação nunca foi oficializada e afirma que a igreja estimulava o pagamento de dízimo em dólares e tinha fama de ter fiéis arruaceiros. Os documentos citam também que a instituição religiosa praticava charlatanismo.
- Recentemente a seita tem adquirido emissoras de radiodifusão através de testas de ferro e ao custo de milhões de dólares de procedência desconhecida – diz o documento publicado pela Polícia Federal, que afirma ainda que a Universal comprou, naqueles anos, dez emissoras de rádio ao custo de US$ 6 milhões.
De acordo com a Folha de S.Paulo, os órgãos de inteligência do governo Sarney também levantaram a relação dos pastores com políticos, fraudes e casos de charlatanismo. Na época, o governo classificava a IURD como uma “seita” que merecia controle e atenção dos órgãos de vigilância.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa