Pular para o conteúdo principal

Como surgiu a palavra 'O.K.'

A palavra 'ok' (OK, okay ou o.k.) é mundialmente conhecida. Ela transmite a ideia de confirmação e certeza. Pode ser usada no lugar de "sim", em resposta a algumas perguntas. Entretanto, de onde surgiu essa palavra tão simples (OK)?  Há várias hipóteses de surgimento dessa palavra americana que se tornou a palavra mais usada, falada e escrita no mundo:
- Rum Aux Cayes: Os norte-americanos do século 18 teriam "inventado" essa expressão com a pronúncia errada de um excelente rum francês, o Aux Cayes. Como o rum teria uma ótima qualidade, eles costumavam usar essa expressão (Aux Cayes) para se referir a coisas boas e, com o passar o tempo, a pronúncia se resumiu a "oquêi" (ok).
- Origem Alemã: Alguns estudiosos acreditam que a palavra OK deriva de All Correct (tudo certo, em inglês). A forma errada de "All Correct" seria "Oll Korrekt", surgindo daí o "O.K.". All Correct, por sua vez, remonta à expressão Olles Kloer, do baixo alemão.
- Martin von Buren: Outra hipótese diz respeito ao presidente dos EUA, Martin von Buren, que governou o país de 1837 a 1841. Natural de Kinderhook, ele ficou conhecido como Old Kinderhook (velho Kinderhook), sendo que ele usava as iniciais (OK) para cumprimentar os eleitores e indicar que tudo estava bem. Assim, a expressão teria se popularizado.
- Nenhum Morto: Você já deve ter ouvido falar nessa teoria. Durante a Guerra Civil, nos EUA (1861 - 1865), para registrar que não houve baixas durante o dia, registrava-se 0 killed (zero morto), cuja abreviação seria 0k (ou OK). Assim, por ser uma coisa boa (ninguém morreu no dia) a expressão passou a ser usada como sinônimo de coisas boas.
K.O.: No boxe e em algumas outras lutas, K.O. é a sigla para a expressão Knock Out, que quer dizer derrubado ou fora de combate. Para expressar o contrário dessa expressão, seria utilizado o O.K., dando a entender que o lutador está bem e ainda pode combater.
- Palavra Indígena "Okeh": Em Choctaw, uma língua indígena norte americana, a palavra "Okeh" possui como tradução "sim". Daí, a expressão se popularizou entre os americanos como OK, da mesma forma que algumas palavras do nosso português que possuem origem indígena, como Açaí e Pirarucu.
- Origem grega ou africana: Alguns estudiosos levam hipóteses que a expressão Ok poderia ter surgido de palavras de origem grega ou até mesmo africana. No grego, a expressão olla kála quer dizer "tudo bem". Já os escravos que foram levados para a América do Norte podem ter levado uma forma errada da palavra hoc ille (de origem latina) ou do oc (de origem occitana), sendo que ambas significam "sim".
- Outras origens: Em outra análise, a palavra OK vem como uma variação francesa "Au quai" que significa "Ao cais", dita para os escravos quando traziam os carregamentos prontos para serem embarcados. Os americanos falavam Oll Kway, em imitação à expressão francesa. Também há quem diga que a palavra OK surgiu do gesto de colocar os dedos indicador e polegar na orelha, formando o desenho das letras "O" e "K". Ou então, a palavra o.k. vem da expressão irlandesa: Och Aye. Sua pronúncia é "Ock-Ai", significando "Oh, sim".
- Maçãs, biscoitos e carros: Outros estudos indicam que a palavra OK foi usada em diversos momentos como símbolo de qualidade. Maçãs, biscoitos e até mesmo carros teriam recebido essa sigla como indicadores de que o produto estava bem feito e poderia ser levado à venda. Nas maçãs, o OK seria usado pois as mesmas tinha grande qualidade e seriam produzidas na cidade de Kinderhook. Nos biscoitos, o fabricante se chamava O. Kendall & Sons, sendo utilizada a sigla OK para representa-lo, e por conta da qualidade dos biscoitos, OK teria se popularizado. Por fim, os carros fabricados por Henry Ford era vistoriados por Otto Kaiser. Assim, os carros que passavam por sua vistoria ganhavam a marca "OK", representando qualidade.
- Brincadeira do Jornal de Boston: uma das teorias mais aceitas pelos estudiosos da área afirma que a expressão teria surgido de uma brincadeira de um Jornal de Boston (EUA). O referido jornal teria o hábito de fazer brincadeiras com as palavras, dando uma sigla para diversas expressões. O jornal já teria criado as siglas: W.O.O.O.F.C. (with one of our first citizens - com um de nossos primeiros cidadãos) e R.T.B.S. (remais to be seen - Ainda precisa ser visto). Já a sigla O.K. criada pelo jornal vem da expressão All Correct. O jornal trocou as iniciais das palavras pelo som da pronúncia das letras correspondentes. Assim teria surgido a palavra mais bem sucedida da língua inglesa, popular em todo o mundo.
Para você, qual a origem que mais parece verdadeira? Você conhece alguma outra que não está aqui?
Por  | Yahoo Contributor Network 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa