Pular para o conteúdo principal

Tecnologia : Substituta do Wi-Fi, rede Li-Fi permite baixar até 30 filmes por segundo


Pesquisadores da Universidade de Oxford atingiram um novo patamar de transmissão de dados via Li-Fi, uma espécie de evolução do Wi-Fi que transfere dados por luzes LED. 

De acordo com o estudo, a velocidade máxima atingida foi de 224 Gbps (Gigabits por segundo) -- com essa capacidade dá para baixar 30 filmes (de 1,5 gigabyte cada) por segundo. As informações são do site britânico "International Business Times".

A tecnologia Li-Fi (cuja sigla significa, literalmente, luz e fidelidade), por enquanto, é alvo apenas de testes de pesquisadores e permite altas velocidades bidirecionais -- um usuário poderia tanto enviar como receber informações com a velocidade de 224 Gbps, por exemplo.

Segundo cientistas, por usar um espectro de luz para transmissão de dados, a tecnologia Li-Fi, mesmo em escala comercial, permite transmissão de dados sem fio superiores a 600 Mbps (Megabits por segundo), que é o atual limite das tecnologias disponíveis no mercado.

A ideia é que a transmissão de redes Li-Fi seja combinada com conexões de fibra óptica para chegar até as residências. Por usar luz no processo de transmissão, ela não consegue, por exemplo, atravessar paredes.

O último recorde de velocidade atingido em redes Li-Fi é de outubro de 2014. Na ocasião, pesquisadores de várias universidades britânicas conseguiram transmitir dados a 10,5 Gbps.

De acordo com Harold Haas, um dos pioneiros da tecnologia Li-Fi, no futuro toda lâmpada de LED poderá ser usada com uma rede sem-fio. "É necessário apenas colocar um pequeno microchip em todos os dispositivos LED e isso combinará duas funções básicas: iluminação e transmissão de dados sem fio", disse ele em uma palestra.

Fonte: UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa