Pular para o conteúdo principal

Descoberto o primeiro vírus capaz de enganar o sistema CAPTCHA


A empresa de segurança na internet Kaspersky identificou um novo malware no universo móvel que burla com êxito o sistema de reconhecimento CAPTCHA.

O programa indetificado como Podec está infectando usuários do sistema Android através de mensagens de texto com o objetivo de tirar dinheiro das vítimas através de preços falso em serviços - segundo a Karspersky, os dispositivos atingidos já estão na casa dos milhares.

Open in new window
Ao burlar o sistema CAPTCHA, que é um teste de desafio cognitivo capaz de diferenciar máquinas de seres humanos, o Podec não é identificado pelos sistemas de segurança como uma ameaça, o que permitiu a rápida irradiação do vírus entre os usuários do sistema operacional do Google.

O Podec engana o CAPTCHA redirecionando o processador para um serviço de reconhecimento de imagem para texto online, o antigate.com. Em poucos segundos, uma pessoa reconhece o texto da imagem CAPTCHA e os detalhes são transmitidos de volta para o código malicioso, que pode proseguir com a infecção.

A objetivo dele é camuflar preços de determinados serviços que requerem autorização para pagamento. Ou seja, o usuário enganado acha que está pagando mais barato por um produto, que na verdade, pode custar um valor bem acima do esperado.

O Podec é um trojan sofisticado e a Kaspersky identificou evidências de que uma grande quantia financeira foi investida para desenvolver uma estrutura complexa e estável como a do vírus. Após a infecção, o malware solicita privilégios de administrador que, uma vez concedidos, tornam impossível a remoção ou interrupção das atividades do programa.

A Kaspersky diz que todos os seus usuários estão protegidos contra todas as versões do Trojan Podec e ela recomenda que seus usuários baixem apenas programas de lojas oficiais de downloads. É recomendável também manter seus aplicativos antivírus com as atualizações em dia.

Fonte: Olhar Digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Mensagem de Ensinamento com Pr. Clodoaldo Alves da Costa 08/08/2017

Culto de Ensinamento na IEADN em Boa Vista Roraima, com nosso Pastor Presidente Clodoaldo Alves da Costa