Pular para o conteúdo principal

Islamismo alcançará cristianismo em número de fiéis em 2050

O relatório, intitulado "O futuro das religiões do mundo: População e Projeções de Crescimento 2010-2050", constata que o islamismo é a religião que mais cresce no mundo.

Ainda que, atualmente, o cristianismo seja maioria global, o islamismo é a religião que mais cresce no mundo, e dados comprovam isso. Segundo um novo estudo do Pew Research Center, publicado na última quinta-feira (2), a religião alcançará o cristianismo em número de fiéis em 2050, se a tendência se mantiver.

O relatório, intitulado "O futuro das religiões do mundo: População e Projeções de Crescimento 2010-2050", constata que atualmente existem 1,6 bilhão de muçulmanos em todo o planeta, enquanto os cristãos somam 2,17 bilhões de seguidores, diferença que diminuirá muito em quatro décadas.

O estudo calcula que, em 2050, os cristãos serão 2,9 bilhões de pessoas, enquanto os muçulmanos, com um aumento percentual muito maior, chegarão a 2,7 bilhões. Segundo as projeções, o islamismo será praticado por 29,7% da população mundial, enquanto o cristianismo será a religião de 31,4%.

Com a exceção dos budistas, todos os principais grupos religiosos crescerão em números até 2050, mas alguns deles em velocidade menor do que o próprio crescimento populacional do planeta, segundo o relatório.

Muito do crescimento muçulmano se deve a taxa de fertilidade, que é a maior comparada à outras religiões. Islâmicos geram 3.1 filhos por mulher, com a menor média de idade: aos 23 anos. Em segundo lugar, os cristãos geram 2.7 filhos por mulher, seguidos por hindus (2.4), judeus (2.3), ateus (1.7) e budistas (1.6).

Em 2050, a Índia será o país com a maior população muçulmana do mundo. A Europa perderá cerca de 100 milhões de cristãos, o que representa quase 10% da população. Segundo o estudo, o crescimento de cristãos será notável na América do Norte, Oriente Médio, América Latina e Caribe, África Subsaariana e Ásia-Pacífico, algo que se deve sobretudo ao crescimento populacional.

Os dados surpreendentes não ficam por aqui. Entre 2010 e 2050, o número de judeus crescerá em torno de 13 mil para 16 mil. Metade destes viverão em Israel, que terá mais três milhões de judeus no seu território.

Na América Latina, a pesquisa prevê que os cristãos seguirão sendo o maior grupo religioso nas próximas décadas, inclusive com um crescimento de 25% de 2010 a 2050, de 531 milhões para 666 milhões. No entanto, maior que o crescimento de cristãos será o de ateus, de 45 milhões em 2010 para 65 milhões em 2050.

O relatório diz ainda que em grande parte da América Latina se produziu um considerável mudança do catolicismo para o protestantismo.

Fonte: Guia-me

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Banda Catedral anuncia última turnê e o seu fim

Em vídeo, os integrantes da banda, Kim, Júlio Cézar e Guilherme Morgado anunciam que o CD e DVD dos 25 anos da banda será o último trabalho. 

Nesta sexta-feira, 22 de maio, os integrantes da Banda Catedral anunciaram em vídeo, que, a gravação do Cd e DVD em comemoração aos 25 anos da banda, que será gravado em Belém (PA) e em Recife (PE), será o seu último trabalho.

O último trabalho em vídeo que vai celebrar os 25 anos de carreira da banda, recebeu o nome de “Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos”.

“Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos” será o quarto trabalho ao vivo do Catedral em DVD. Os outros títulos já lançados são “Catedral 10 Anos Ao Vivo”, “Acima do Nível do Mar - 15 Anos” e “Catedral 20 Anos de Estrada Ao Vivo”. Além desses DVDs, a banda tem outro título, “Mais que Amigos = Irmãos”, em parceria com a banda Novo Som.

Catedral é uma banda brasileira de rock cristão, formada no Rio de Janeiro em 1988, conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã positiva e popula…