Pular para o conteúdo principal

Estamos prestes a atingir o limite da internet

Estamos ficando sem internet. Essa previsão vem sendo feita há muito tempo, mas estamos finalmente nos aproximando de ficar sem internet. Em 2011, alertamos que o limite da internet estava próximo, e agora temos um prazo mais substancial. De acordo com o Wall Street Journal, ficaremos sem novos endereços de IP nos próximos meses.

Em 1980, os engenheiros que criaram a internet e a especificação IPv4 fizeram 4,3 bilhões de endereços de IP. Um número bem grandão, não é mesmo?

Errado.
Considerando o dilúvio de laptops, smartphones, dispositivos de Internet das Coisas e os milhões de endereço de IPs que corporações gigantescas precisam para que suas plataformas na nuvem funcionem (entre outras coisas), e estes 4,3 bilhões de endereços acabaram minguando para apenas 3,4 milhões na América do Norte. É esperado que todos estejam em uso até o meio deste ano.

Então seria essa uma crise de internet de proporções bíblicas, na qual fogo e enxofre são substituídos pro gifs de gatinhos e vídeos virais? Nem tanto. Alguns países estão sem endereços de IPv4 há anos, e ainda temos a especificação IPv6 na nossa manga. Com o IPv6, nós nunca, nunquinha, ficaremos sem endereços de IP, como descreve o Wall Street Journal:

Mas o IPv6, aprovado em 1998 — IPv5 nunca foi muito longe — nos dá um aumento gigantesco de 240 undecilhões, ou o número 340 seguido de 36 zeros, endereços de IP o suficiente para cada átomo na Terra.

Pois é. Undecilhão é uma palavra.

No entanto, grandes corporações talvez ainda fiquem com o IPv4 por quanto tempo puderem, já que mudar para o IPv6 significaria comprar novos roteadores e hardwares. Mas é questão de tempo antes que todos sejam forçados a embarcar no futuro do IPv6.

Bom, no fim das contas a internet continua.

Fonte: Gizmodo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Banda Catedral anuncia última turnê e o seu fim

Em vídeo, os integrantes da banda, Kim, Júlio Cézar e Guilherme Morgado anunciam que o CD e DVD dos 25 anos da banda será o último trabalho. 

Nesta sexta-feira, 22 de maio, os integrantes da Banda Catedral anunciaram em vídeo, que, a gravação do Cd e DVD em comemoração aos 25 anos da banda, que será gravado em Belém (PA) e em Recife (PE), será o seu último trabalho.

O último trabalho em vídeo que vai celebrar os 25 anos de carreira da banda, recebeu o nome de “Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos”.

“Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos” será o quarto trabalho ao vivo do Catedral em DVD. Os outros títulos já lançados são “Catedral 10 Anos Ao Vivo”, “Acima do Nível do Mar - 15 Anos” e “Catedral 20 Anos de Estrada Ao Vivo”. Além desses DVDs, a banda tem outro título, “Mais que Amigos = Irmãos”, em parceria com a banda Novo Som.

Catedral é uma banda brasileira de rock cristão, formada no Rio de Janeiro em 1988, conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã positiva e popula…