Pular para o conteúdo principal

Estamos prestes a atingir o limite da internet

Estamos ficando sem internet. Essa previsão vem sendo feita há muito tempo, mas estamos finalmente nos aproximando de ficar sem internet. Em 2011, alertamos que o limite da internet estava próximo, e agora temos um prazo mais substancial. De acordo com o Wall Street Journal, ficaremos sem novos endereços de IP nos próximos meses.

Em 1980, os engenheiros que criaram a internet e a especificação IPv4 fizeram 4,3 bilhões de endereços de IP. Um número bem grandão, não é mesmo?

Errado.
Considerando o dilúvio de laptops, smartphones, dispositivos de Internet das Coisas e os milhões de endereço de IPs que corporações gigantescas precisam para que suas plataformas na nuvem funcionem (entre outras coisas), e estes 4,3 bilhões de endereços acabaram minguando para apenas 3,4 milhões na América do Norte. É esperado que todos estejam em uso até o meio deste ano.

Então seria essa uma crise de internet de proporções bíblicas, na qual fogo e enxofre são substituídos pro gifs de gatinhos e vídeos virais? Nem tanto. Alguns países estão sem endereços de IPv4 há anos, e ainda temos a especificação IPv6 na nossa manga. Com o IPv6, nós nunca, nunquinha, ficaremos sem endereços de IP, como descreve o Wall Street Journal:

Mas o IPv6, aprovado em 1998 — IPv5 nunca foi muito longe — nos dá um aumento gigantesco de 240 undecilhões, ou o número 340 seguido de 36 zeros, endereços de IP o suficiente para cada átomo na Terra.

Pois é. Undecilhão é uma palavra.

No entanto, grandes corporações talvez ainda fiquem com o IPv4 por quanto tempo puderem, já que mudar para o IPv6 significaria comprar novos roteadores e hardwares. Mas é questão de tempo antes que todos sejam forçados a embarcar no futuro do IPv6.

Bom, no fim das contas a internet continua.

Fonte: Gizmodo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Catedral anuncia última turnê e o seu fim

Em vídeo, os integrantes da banda, Kim, Júlio Cézar e Guilherme Morgado anunciam que o CD e DVD dos 25 anos da banda será o último trabalho. 

Nesta sexta-feira, 22 de maio, os integrantes da Banda Catedral anunciaram em vídeo, que, a gravação do Cd e DVD em comemoração aos 25 anos da banda, que será gravado em Belém (PA) e em Recife (PE), será o seu último trabalho.

O último trabalho em vídeo que vai celebrar os 25 anos de carreira da banda, recebeu o nome de “Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos”.

“Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos” será o quarto trabalho ao vivo do Catedral em DVD. Os outros títulos já lançados são “Catedral 10 Anos Ao Vivo”, “Acima do Nível do Mar - 15 Anos” e “Catedral 20 Anos de Estrada Ao Vivo”. Além desses DVDs, a banda tem outro título, “Mais que Amigos = Irmãos”, em parceria com a banda Novo Som.

Catedral é uma banda brasileira de rock cristão, formada no Rio de Janeiro em 1988, conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã positiva e popula…

Mensagem do Pr. Clodoaldo

Ouça mais uma mensagem abençoada por Deus através do nosso querido Pr. Clodoaldo, esta mensagem foi entregue dia 05/07/2015 no culto de Santa Ceia no Templo Sede da IEADN.

Seja abençoado em nome de Jesus.













Onda de ataques deixa 800 cristãos mortos e 16 igrejas destruídas

A Arquidiocese de Kafanchan divulgou esta semana que os últimos ataques no sul do estado de Kaduna, Nigéria, resultou em mais de 800 mortos. Cinquenta e três aldeias foram invadidas por soldados islâmicos, da etnia fulani. As autoridades reconhecem que falharam em proteger os habitantes locais, mas não anunciaram que providencias tomariam. Durante uma coletiva de imprensa, Ibrahim Yakubu, responsável pela arquidiocese e quatro outros padres apresentaram um relatório completo, mostrando que foram invadidas 1422 casas e destruídas 16 igrejas, além de uma escola primária cristã. Ao total, morreram 808 pessoas e mais 57 ficaram feridos. Ao jornal The National, Yakubu pediu que todas as famílias que perderam entes queridos ou propriedade recebessem algum tipo de compensação e que seja criada uma comissão oficial para investigar os casos. Já o senador Sani Shehu, reclamou que o estado de Kaduna esteja se transformando em “um matadouro e um cemitério onde vidas humanas não tem valor”. Ele af…