Pular para o conteúdo principal

Aspecto Interno da Santificação

Santificação: Deriva do vocábulo latino sanctus, "santo", e traduz os termos hebraicos qdsh e grego hagiasmos, hagiazo
O sentido básico da raiz hebraica qdsh é variadamente dada como I) separar; II) brilho.


I) "SEPARAR" podendo sublinhar a santidade ou santificação em termos de posição, estado, relação, onde as palavras são traduzidas como "cortar", " separar", "consagrar para uso exclusivo", "dedicar", ou "consagração", "considerado como sagrado em contraste com o comum, profano ou secular".

II) "BRILHO" podendo sublinhar aqueles empregos que dizem respeito à condição, estado ou processo, o que no NT prossegue com o pensamento de uma transformação interna que gradualmente tem lugar, e resulta em pureza, retidão moral e pensamentos santos e espirituais que se expressão por meio de uma vida externa de bondade e piedade.

Aspecto Interno da Santificação.
Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. Hb 10.10
Os cristãos têm sido separados ("santificados") pela oferta definitiva do corpo de Jesus Cristo. Nenhum sacrifício poderia realizar essa obra. Um adorador sob a antiga aliança deveria realizar a purificação cerimonial repetidamente. Mas nós, os santos da nova aliança, fomos separados de modo completo e definitivo.
Esse aspecto da santificação não é progressivo é um fato, uma herança concedida por Deus a todos os que se tornaram seus filhos, é uma posição - EM ESPÍRITO - de todos que se encontram em Jesus Cristo.
Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas. I Pe 1. 2
Portanto, os que aceitaram a Jesus como o seu único e suficiente Senhor e Salvador não precisam temer, pois estão aperfeiçoados para sempre.
Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. Hb 10. 14
Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. Cl 2. 10.
Jesus Cristo, através de seu sacrifício, nos santifica não apenas no sentido de sermos separados, mas também no sentido de sermos equipados para a adoração e o serviço de Deus. Isso ele realizou ao limpar a nossa consciência das obras mortas.
Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto a purificação da carne. Hb 9. 13.
Observe que os sacrifícios sob a égide da antiga aliança produzia apenas uma santificação exterior: "purificação da carne".
Falaremos sobre o aspecto exterior da santificação em momento oportuno.
Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! Hb 9. 14.
Destarte, quando um pecador crê em Jesus Cristo seus pecados são todos perdoados, a culpa desaparece e a questão é resolvida completa e definitivamente.
Deus seja louvado!

Pr. Flávio Gomes de Moura
Segundo vice - presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus das Nações - IEADN
Bel em Direito, pós graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho
Professor de Direito do Trabalho e Direto Processual do Trabalho
Acadêmico de Teologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Infarto?

Sinônimos: Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Causas A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão. A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias Um substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coroná…

Mensagem do Pr. Clodoaldo

Ouça mais uma mensagem abençoada por Deus através do nosso querido Pr. Clodoaldo, esta mensagem foi entregue dia 05/07/2015 no culto de Santa Ceia no Templo Sede da IEADN.

Seja abençoado em nome de Jesus.













Profecias sobre a Síria estão se cumprindo em nossos dias?

O ataque mais recente das forças dos Estados Unidos voltaram os olhos do mundo para a Síria. Há quase sete anos em guerra, o país está sendo destroçado por uma guerra civil que transformou parte da nação em uma pilha de ruínas. Agora que o presidente Trump afirma que podem ocorrer mais ataques militares, o presidente Bashar Al Assad já admite que lhe restam poucas alternativas. Alguns estudiosos das profecias lembram de Isaías 17: 1. Cerca de 750 anos antes de Cristo o profeta anunciou: “Eis que Damasco será tirada, e já não será cidade, antes será um montão de ruínas”. Até o momento, a capital da Síria foi preservada de grandes ataques, pois os jihadistas do Estado Islâmico e grupos associados mantinham o controle apenas da porção norte do país, mas os conflitos se aproximam da cidade, sede do governo. Uma das cidades continuamente habitada mais antigas do mundo, ela nunca viu uma destruição como a anunciada por Isaías.  Até recentemente dizia-se que o cumprimento da profecias deu-se…