Pular para o conteúdo principal

CGADB descumpre ordem judicial e anuncia vitória do pastor José Wellington Junior

As eleições da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil) tiveram mais um capítulo confuso e polêmico no último domingo, 09 de abril, que havia sido escolhido previamente como a data para a votação que definiria o novo presidente da entidade, assim como os novos secretários. A Justiça ordenou a suspensão do pleito e a ordem foi ignorada.
A votação que deveria ter sido interrompida por ordem da juíza Angélica dos Santos Costa, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, não foi atendida, e a eleição foi realizada.
O sistema de votação ficou fora do ar em alguns momentos ao longo do domingo, mas foi retomado posteriormente e ao final do dia, a CGADB anunciou um resultado extraoficial, dando a vitória ao pastor José Wellington Junior.
Na decisão liminar, a juíza Santos Costa havia determinado a suspensão das eleições para que fosse agendada uma “nova data com a observação de todas as ordens judiciais proferidas”.
A medida se fazia necessária, no entendimento da juíza, porque uma guerra de liminares se instalou em todo o país, com diversas ações acolhidas pela Justiça pedindo o cancelamento ou suspensão da candidatura de José Wellington Junior por não obedecer a regra de desincompatibilização do cargo de presidente da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).
Junto a essa polêmica, havia denúncias de irregularidades na empresa Scytl Soluções, que foi escolhida para comandar a eleição online. Uma ordem judicial, reiterada pelo juiz do fórum designado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para o caso, cancelou 10.479 inscrições de pastores que já haviam falecido ou não existem.

Desobediência

Durante o domingo, rumores de que a CGADB ignoraria a decisão reforçaram a tensão entre os assembleianos, e posteriormente, a informação antecipada pelo portal Gospel Prime foi confirmada. A intenção dos envolvidos na organização do pleito é travar uma batalha ainda maior com a oposição na Justiça.
Na sexta-feira, 07 de abril, o juiz designado pelo STJ para cuidar do caso, Thomas Souza, decidiu manter todas as intervenções e punições em caso de desobediência ou obstrução da justiça, e reintegrou o pastor José Wellington Junior ao quadro de candidatos, que contava ainda com os pastores Samuel Câmara e Cícero Tardim.
A fonte do portal afirmou que nenhuma das decisões emitidas pela Justiça foram cumpridas pela CGADB e pela empresa designada para comandar o processo, como por exemplo, a exclusão dos 10.479 inscritos que estavam sob suspeição.
A cúpula da entidade assembleiana se reuniu na noite do sábado, em um hotel de Brasília (DF) para uma reunião, sem comunicar o encontro ao interventor judicial nomeado para comandar o caso, o doutor Márcio José de Oliveira. Quando soube do encontro, o interventor foi ao local mas foi impedido pelos seguranças da CGADB.
A Polícia Militar foi chamada e na sequência, Oliveira se dirigiu à 5ª Delegacia de Polícia Civil, onde registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.).

Dinastia

A CGADB vem sendo dirigida, há quase 30 anos, pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, que é o líder da Assembleia de Deus Ministério do Belém. Nas últimas eleições da entidade, o pastor Samuel Câmara, líder da chamada “igreja mãe” das Assembleias de Deus, em Belém (PA), se colocou como antagonista do veterano pastor, iniciando um processo de oposição que nunca havia sido registrado na CGADB.
O resultado da polêmica eleição do último domingo mostra que o processo permeado de questões suspeitas, já que mostra uma disparidade com as votações das eleições anteriores.
A votação, suspensa pela Justiça, mas anunciada de forma extraoficial pela CGADB no final do domingo, mostrou que José Wellington Junior recebeu 14.675 votos, contra 8.145 de Samuel Câmara e 108 de Cícero Tardim. Foram registrados apenas 91 votos em branco.
Se comparada com a eleição de abril de 2013, quando José Wellington Bezerra da Costa derrotou Samuel Câmara durante a 41ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), a disparidade na quantidade de votantes fica evidente: na ocasião, Bezerra da Costa recebeu 9003 votos (54%) contra 7407 (46%) de Câmara, num universo de 16410 votos válidos.
Houve ainda 162 votos brancos e 175 nulos nessa eleição. Dada a margem apertada do resultado, muitos candidatos a cargos de secretariado na CGADB pediram recontagem dos votos.

Comemoração

A novela que envolve as eleições da CGADB está longe de acabar, já que a entidade desrespeitou a decisão da Justiça de suspender a votação para uma remarcação até que as ordens judiciais anteriores fossem cumpridas pela entidade e pela empresa contratada para a licitação.
Apesar de tudo isso, o pastor José Wellington Junior, filho do atual mandatário, publicou um vídeo em sua página no Facebook, comemorando a eleição para a presidência da entidade. No discurso, ele considerou sua vitória “retumbante” e agradeceu a Deus pelo resultado.
Confira abaixo o resultado das eleições e o número de votos obtido por todos os candidatos:
Assine o Canal
PRESIDENTE:
PASTOR WELLINGTON JUNIOR – 14.675 votos (eleito)
PASTOR SAMUEL CÂMARA – 8.145 votos
PASTOR CÍCERO TARDIM – 108 votos
Votos em Branco: 91
1º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO CENTRO-OESTE:
PASTOR SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUZA – 14.547 votos (Eleito)
PASTOR ANTONIO DIONÍZIO – 8.126 votos
Votos em Branco: 346
2º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO NORTE:
PASTOR GILBERTO MARQUES – 14.725 votos (Eleito)
PASTOR ISAMAR PESSOA RAMALHO – 7.822 votos
Votos em Branco: 472
3º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO NORDESTE:
PASTOR PEDRO DAMASCENO – 15.288 votos (Eleito)
PASTOR JOESER SANTANA – 6.842 votos
PASTOR IRAN TOMAZ – 396 votos
Votos em Branco: 493
4º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO SUDESTE:
PASTOR TEMÓTEO RAMOS – 14.459 votos (Eleito)
PASTOR SAMUEL RODRIGUES – 6.479 votos
JESIEL PADILHA – 1224 votos
PASTOR GESSÉ ADRIANO – 459 votos
Votos em Branco: 398
5º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO SUL:
PASTOR PERCI FONTOURA – 15.326 votos (Eleito)
PASTOR IVAL TEODORO DA SILVA – 7.241 votos
Votos em Branco: 452 votos
1º SECRETÁRIO – REGIÃO CENTRO-OESTE:
PASTOR ELIENAI CABRAL – 16.031 votos (Eleito)
PASTOR GEOVANI NERES – 6.700 votos
Votos em Branco: 288
2° SECRETÁRIO – REGIÃO NORTE:
PASTOR PEDRO ABREU DE LIMA – 13.826 votos (Eleito)
PASTOR JÔNATAS CÂMARA – 8.290 votos
PASTOR BARRINHO DO PARÁ – 494 votos
Votos em Branco: 409
3º SECRETÁRIO – REGIÃO NORDESTE:
PASTOR Roberto José dos Santos – 14.755 votos (Eleito)
PASTOR Raul Cavalcante – 6.694 votos
PASTOR Everaldo da Paraíba – 1.131 votos
Votos em Branco: 439 votos
4º SECRETÁRIO – REGIÃO SUDESTE:
PASTOR ALBERTO SERAFIM – 13.979 votos (Eleito)
PASTOR CARLOS ROBERTO SILVA – 7.474 votos
PASTOR NILSON O ABENÇOADO – 946 votos
Votos em Branco: 620
5º SECRETÁRIO – REGIÃO SUL:
PASTOR ADALBERTO DUTRA – 14.687 (Eleito)
PASTOR JOSUÉ CIPRIANO – 7.765 votos
Votos em Branco: 567
1º TESOUREIRO:
PASTOR ÁLVARO SANCHES – 15.195 votos (Eleito)
PASTOR IVAN BASTOS – 7.378 votos
Votos em Branco: 446
2º TESOUREIRO:
PASTOR NEHEMIAS ARAÚJO – 14.814 votos (Eleito)
PASTOR JONAS FRANCISCO DE PAULA – 7.650 votos
Votos em Branco: 555
3º TESOUREIRO:
PASTOR EDSON VICENTE – 13.643 votos (Eleito)
PASTOR ADAILTON ARAÚJO – 6.437 votos
PASTOR ALEXANDRE GUEDES – 1.664 votos
PASTOR ANTONIO MANOEL – 674 votos
Votos em Branco: 601
CONSELHO FISCAL 1ª REGIÃO – REGIÃO CENTRO OESTE:
PASTOR RINALDO ALVES – 14.212 votos (Eleito)
PASTOR EFRAIM DE MOURA – 7.067 votos
PASTOR JEZIEL GUSMÃO – 1.140 votos
Votos em Branco: 600
CONSELHO FISCAL 2ª REGIÃO – REGIÃO NORTE:
PASTOR PAULO MARTINS NETO – 14.855 (Eleito)
PASTOR ENALDO BRITO – 7.569 votos
Votos em Branco: 595
CONSELHO FISCAL 3ª REGIÃO – REGIÃO NORDESTE:
PASTOR ISRAEL FERREIRA – 14.221 votos (Eleito)
PASTOR EDUARDO LEANDRO – 7.122 votos
ORLEDE – 1.078 votos
Votos em Branco: 598
CONSELHO FISCAL 4ª REGIÃO – REGIÃO SUDESTE:
PASTOR LUIZ CEZAR MARIANO – 14.987 votos (Eleito)
PASTOR OTONI DE PAULA – 7.454 votos
Votos em Branco: 578
CONSELHO FISCAL 5ª REGIÃO – REGIÃO SUL:
PASTOR JAMIR BRITO – 14.470 votos (Eleito)
PASTOR PAULO TERRA – 7.838 votos
Votos em Branco: 711

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Catedral anuncia última turnê e o seu fim

Em vídeo, os integrantes da banda, Kim, Júlio Cézar e Guilherme Morgado anunciam que o CD e DVD dos 25 anos da banda será o último trabalho. 

Nesta sexta-feira, 22 de maio, os integrantes da Banda Catedral anunciaram em vídeo, que, a gravação do Cd e DVD em comemoração aos 25 anos da banda, que será gravado em Belém (PA) e em Recife (PE), será o seu último trabalho.

O último trabalho em vídeo que vai celebrar os 25 anos de carreira da banda, recebeu o nome de “Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos”.

“Música Inteligente Ao Vivo 25 Anos” será o quarto trabalho ao vivo do Catedral em DVD. Os outros títulos já lançados são “Catedral 10 Anos Ao Vivo”, “Acima do Nível do Mar - 15 Anos” e “Catedral 20 Anos de Estrada Ao Vivo”. Além desses DVDs, a banda tem outro título, “Mais que Amigos = Irmãos”, em parceria com a banda Novo Som.

Catedral é uma banda brasileira de rock cristão, formada no Rio de Janeiro em 1988, conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã positiva e popula…

Mensagem do Pr. Clodoaldo

Ouça mais uma mensagem abençoada por Deus através do nosso querido Pr. Clodoaldo, esta mensagem foi entregue dia 05/07/2015 no culto de Santa Ceia no Templo Sede da IEADN.

Seja abençoado em nome de Jesus.













Biografia - Pr. Clodoaldo Alves da Costa

Nascido em 31 de dezembro de 1952 na cidade de Benedito do Rio Preto-MA, filho de dona Maria Alves da Costa e seu Pedro Florêncio Borges, aos 17 anos migrou para o estado do Pará em 1974, onde passou a morar em Itaituba e Santarém e em 05/02/75 aceitou a Cristo Jesus como seu salvador e em maio do mesmo ano foi selado com o Santo Espirito da promessa e em 31/08/75 foi batizado em águas no Rio Tapajós, no ano seguinte foi apresentado como auxiliar do trabalho pelo Pr. Eliezer pastor presidente da igreja, começava ai toda uma trajetória dedicada a Deus. No mesmo ano foi indicado para ajudar o irmão João Gomes na Vila de São Luís do Tapajós e em 1977 retornou para Itaituba para desenvolver um trabalho com mocidade e escola bíblica dominical e em 1978 nosso pastor foi enviado para o Instituto Bíblico Amazônico em Belém, uma escola em regime de internato, ali começou a sua preparação educacional e psicológica para o Santo Ministério, ali passou 3 anos em tempo integral . No final de 1980 no…